O FACEBOOK FEZ UMA PARCERIA COM A AIRBUS PARA TESTAR DRONES DE INTERNET MOVIDOS A ENERGIA SOLAR NOVAMENTE

23 de janeiro de 2019

Airbus-Zephyr-S-drone

O Facebook fundou o Projeto Aquila em 2018, um ambicioso plano da rede de mídia social de usar drones movidos a energia solar para transmitir conectividade à Internet para regiões que careciam da infraestrutura necessária. No entanto, um novo relatório sugere que a gigante das mídias sociais juntou as mãos com a gigante aeronáutica Airbus para testar drones similares na Austrália.

De acordo com um documento obtido pela publicação alemã NetzPolitik , as duas empresas passaram boa parte de 2018 negociando uma colaboração com os voos de teste programados para novembro e dezembro de 2018.

Embora ambas as empresas tenham ficado calmas em confirmar o relatório até agora, acredita-se que o Facebook tenha usado os drones movidos a energia solar Zephyr da Airbus para o teste. Um drone mais conhecido por ser usado anteriormente pela Airbus para trabalhos relacionados à ajuda humanitária.

O documento não esclarece quais foram os resultados ou resultados dos testes mencionados, mas o que sabemos é que o Facebook estava usando uma versão do Zephyr semelhante ao seu modelo de drone Aquila. Isso faz sentido, já que o Zephyr S da Airbus também é um Sistema de Plataforma de Alta Altitude (HAPS), exatamente o que o Facebook tinha em planejamento com a Aquila.

De acordo com um relatório do TechCrunch , a versão do modelo S escolhida pelo Facebook apresenta uma envergadura de 25 metros e pode operar a uma altitude de 20 km para usar o rádio de ondas milimétricas para transmitir ao solo. Usando energia solar, o drone pode permanecer em vôo por meses a fio.

“Continuamos a trabalhar com parceiros na conectividade do High Altitude Platform System (HAPS). Não temos mais detalhes para compartilhar neste momento”, disse um porta-voz do Facebook à NetzPolitik .

O Facebook tem vários projetos que visam aumentar o acesso à Internet, particularmente em regiões em desenvolvimento, como Ásia, África e América Latina. Os projetos de drones podem ser um dos seus movimentos mais aventureiros, mas a gigante das mídias sociais também tentou alternativas de software ao longo dos anos.

Uma dessas alternativas foi o controverso projeto Internet.org, que foi trazido para a Índia. Mais conhecido como Free Basics, o projeto foi proibido na Índia porque o Facebook queria premiar os sites e aplicativos que poderiam ser usados, violando a neutralidade da rede.

 

FONTE: First Post

Fale conosco pelo WhatsApp!
Envie sua mensagem