Regulador global apresentará regras para criptomoedas até junho de 2019

19 de outubro de 2018

bitcoin-2007769_1920

PARIS (Reuters) O órgão de fiscalização global das leis de lavagem de dinheiro disse que estabelecerá até junho de 2019 as primeiras regras sobre como os países devem supervisionar as criptomoedas.

A Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, na sigla em inglês), com sede em Paris, disse que as jurisdições em todo o mundo serão obrigadas a licenciar ou regular bolsas de valores e algumas empresas que fornecerem carteiras de criptomoeda, em uma tentativa de eliminar o uso de moedas digitais em lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo ou outros crimes.

As empresas que prestam serviços financeiros para emissão de novas criptomoedas – ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em inglês) – também deverão estar sujeitas às regras, disse.

A medida do FATF representa um momento marcante para a regulação de criptomoedas – algo que, até agora, desafiou a coordenação global e levou a uma série de abordagens diferentes de governos nacionais.

Os países que não estabelecerem as regras exigidas serão adicionados à lista negra do FATF, que restringe o acesso ao sistema financeiro global por jurisdições que não fazem o suficiente para evitar crimes financeiros, disse o presidente do órgão, Marshall Billingslea.

“Até junho, vamos emitir instruções adicionais sobre os padrões e como esperamos que eles sejam cumpridos”, disse ele.

Criptomoedas são tokens digitais cujos criadores dizem que podem ser usados ​​como dinheiro sem o apoio do banco central de qualquer país. A primeira e mais popular é o bitcoin, que foi seguida por centenas de outras moedas virtuais lançadas em todo o mundo.

Por Inti Landauro

Fale conosco pelo WhatsApp!
Envie sua mensagem