Conheça a Daisy, a Robô da Apple

20 de setembro de 2018

earth-day-recycling-04192018-big.jpg.large

Sucessora de Liam, outro robô de reciclagem revelado em 2016, a Daisy foi desenvolvida internamente por engenheiros da Apple para recuperar materiais que os métodos de reciclagem tradicionais não conseguem.

A fabricante anunciou os novos iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max com um painel feito inteiramente de estanho reciclado. Segundo a vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais, Lisa Jackson, o uso do material vai evitar a extração de mais de 10 mil toneladas de minério no próximo ano.

Um dos responsáveis por isso é Daisy, um robô criado pela empresa para desmontar iPhones. Já em operação, o projeto reforça a ideia de diminuir a produção de lixo eletrônico e usar de materiais reciclados ou renováveis nos produtos da maçã. Conheça a seguir mais detalhes a respeito e entenda como a robótica vai ajudar no processo.

A mais nova “ajudante” de desmontagem da Apple foi feita com base em algumas peças de seu antecessor, que tinha 29 braços e era capaz de separar os componentes de um iPhone 6 em apenas 11 segundos. A nova robô é ainda mais sofisticada, sendo capaz de desmontar nove modelos diferentes de iPhone, chegando a separar peças de até 200 unidades por hora.

O objetivo do desenvolvimento de máquinas do tipo é trabalhar para chegar a um ciclo fechado na cadeia de suprimentos para seus produtos, produzindo apenas com materiais recicláveis ou renováveis. Segundo a Apple, essa ação poderá diminuir custos: o alumínio, por exemplo, é usado em diversos produtos e reutilizá-lo pode ser uma prática rentável.

Fale conosco pelo WhatsApp!
Envie sua mensagem