Pesquisadores criam app que turbina bateria de celular

16 de agosto de 2018

732830614124036

Um estudo foi publicado no IEEE Access, do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, mostra que pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveram um aplicativo que praticamente todo mundo vai querer ter no celular.

Isso porque o app turbina a bateria pobre com que temos de lidar nos smartphones atualmente, segundo os resultados apresentados no estudo. O implemento da bateria não vem de um poder extra realmente na energia do celular. Na verdade, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma funcionalidade para reduzir dinamicamente o consumo de energia da tela do aparelho – o display é sempre um dos grandes vilões no gasto de bateria.

Mas aí vai a má notícia: o recurso só vale para celulares que contam com tela Oled. Entre os celulares com esse hardware atualmente, estão a maioria dos aparelhos da Samsung, o iPhone X, o LG G7, o LG V35, a linha Z da Motorola, o Google Pixel 2, entre outros.

Quer a boa notícia? O aplicativo não causa impacto significativo na performance do celular e pode dar um poder extra de 10% a 25% na energia do aparelho. Isso significa, segundo o estudo, pelo menos uma hora a mais por dia de energia.

Como funciona o app

Os pesquisadores criaram o app a partir da nova função de multitarefa em dispositivos Android, que permite que o usuário trabalhe com mais de uma aplicação na tela do smartphone ao mesmo tempo . Segundo Kshirasagar Naik, coautor do estudo e professor na universidade, a novidade, já presente há alguns anos em aparelhos top de linha da Samsung, resultou em um gasto desnecessário de energia.

A ideia deles, que se tornou realidade, foi criar um app que lida com os aplicativos abertos na tela de multitarefa do smartphone. Assim, a tela só se iluminaria no aplicativo que o usuário está realmente interagindo no momento e ficaria para o outro.

Este é o motivo do app só funcionar em telas Oled: elas contam com iluminações locais do display, ao contrário do tradicional LCD.

“O aplicativo é usado para reduzir o brilho de aplicações que não sejam críticas. Então, enquanto você está interagindo com uma aplicação, o brilho da outra janela diminui, o que causa uma redução no consumo de energia do dispositivo”, afirma o professor.

A funcionalidade foi testada em um experimento envolvendo 200 smartphones de usuários que fizeram download do software e usaram ele enquanto tiveram múltiplas janelas abertas no smartphone.

“Atualmente você carrega o celular à noite e sai de casa com a bateria em 100%, mas tem muita computação e comunicação acontecendo e que afeta a bateria. No meio do dia, a bateria é reduzida para 30% e você tem que carregar de novo.O consumo de energia ainda deixa o celular cada vez mais quente e o recarregamento diminui a vida da bateria. Aí um smartphone que deveria durar três anos tem que ser trocado em dois”, diz o coautor do estudo.

Infelizmente, o aplicativo ainda não está disponibilizado para o público. Os pesquisadores não deixaram claro se ele vai ser colocado na loja de apps ou se essa funcionalidade pode aparecer em algum sistema operacional em breve.

Com a técnica, bastaria você deixar a tela do smartphone sempre dividida entre dois aplicativos para economizar energia em um dia que achar necessário. Com as telas dos smartphones cada vez maiores, isso não seria nenhum absurdo.

Fale conosco pelo WhatsApp!
Envie sua mensagem